Jornal Correio Popular Notícia



PONTUAÇÃO MÁXIMA
Estudante de Ji-Paraná tira nota mil no Enem

Data da notícia: 2024-01-17 17:48:03
Foto: Assessoria/Divulgação
Karoline Soares Teixeira, de 20 anos, prestou o concurso no Ceará, onde estuda desde 2020

Nascida em Ji-Paraná, Karoline Soares Teixeira, uma jovem de 20 anos, decidiu trilhar seu caminho rumo ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio de uma instituição cearense. Na última terça-feira (16), o resultado de seu árduo esforço se materializou com uma nota máxima na redação, destacando-a entre os quatro estudantes do Ceará que alcançaram esse feito.

Num panorama nacional, apenas 60 estudantes conquistaram a pontuação máxima na redação do Enem, sendo que apenas quatro deles provêm da rede pública de ensino.

As notas do Enem foram reveladas em uma coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na manhã da última terça-feira.

Karoline, natural de Ji-Paraná, acompanhou ansiosamente o anúncio e, após inúmeras tentativas, conseguiu acessar o portal para conferir o resultado, sendo surpreendida com a nota mil na redação.

“Eu tinha visto que quatro redações no estado do Ceará tinham sido nota mil e que todas foram da rede privada. Até minha mãe comentou: ‘Karol, eu acho que uma dessas é você’. A gente estuda pelo mil, mas eu pelo menos não esperava que seria eu. (...) E quando vi que eu era mesmo aquela pessoa, nossa, foi muita alegria”, afirmou Karoline, que aspira cursar medicina.

Com familiares em Fortaleza, a jovem chegou à cidade no final de 2020 e, de maneira despretensiosa, realizou o teste de seleção para ingressar no 3º ano do Ensino Médio no Colégio Ari de Sá. Aprovada, ela se mudou para a capital cearense, e nos dois anos seguintes, seu desempenho notável no Enem lhe proporcionou uma bolsa integral na instituição.

“Aproveitei a oportunidade. Sou muito grata a eles, principalmente ao Pedro, nosso coordenador, que me deu essa chance. É o sonho de muitos estudantes brasileiros ter acesso a essa preparação”, ressaltou Karoline.

A estudante obteve boas notas na redação desde sua estreia no Enem “valendo”, em 2021, quanto obteve 960 pontos. Após um ano, na segunda tentativa de ingressar em medicina, sua pontuação reduziu um pouco para 940. Determinada, ela decidiu intensificar seu treinamento na redação para o ano de 2023.

“Mas eu sempre mantinha na cabeça que pelo menos uma redação por semana eu precisava escrever, porque o escrever é um ato que vem também com o hábito. A gente vai melhorando à medida que escreve”, frisou.

Fonte: Marco A. Bernardi




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.